Pode Passar Óleo de Neem na Horta?

Tempo de leitura: 3 minutos

Fungos, bactérias e insetos atacam as plantações e comprometem o crescimento e a qualidade de hortaliças e legumes. Para protegê-las, é importante investir em inseticidas naturais. Mas, será que passar óleo de neem na horta é permitido? Afinal, esse é um dos mais famosos inseticidas de origem vegetal e possui propriedades indispensáveis para garantir a proteção das plantações, domésticas e agrícolas, contras as principais pragas.

Óleo de neem: o que é e como funciona

A árvore de neem é originária da Índia e é dos frutos e sementes da espécie que é extraído o famoso óleo de neem, inseticida natural de origem vegetal rico em vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos com forte ação contra pragas que acometem as plantas.

Neste cenário, o uso de óleo de nem na horta é benéfico para repelir e exterminar pulgões, ácaros, cochonilhas, vermes e besouros. Além disso, suas propriedades fungicidas promovem o tratamento de doenças como oídio, ferrugem e manchas fúngicas.

Isso tudo é possível porque o óleo de neem, ao ser aplicado nas plantas, age impedindo que as pragas consigam se alimentar, crescer e desenvolver adequadamente, assim como impede que as pragas consigam se reproduzir e se instalar nas plantas.

Como passar óleo de neem na horta?

Como passar óleo de neem na horta?

A aplicação do óleo de neem é relativamente simples. E vale lembrar que o produto não é indicado somente para o setor agrícola. As hortas domésticas também podem ser beneficiadas pelas propriedades do produto, 100% de origem natural.

Primeiramente, é recomendado que o óleo de neem na horta seja aplicado diretamente nas folhas da cultura e, preferencialmente, no final da tarde. Isso porque os raios solares, quando em contato com o óleo, podem queimar as plantas e causar manchas.

Em geral, a aplicação pode ser feita com um borrifador comum. No caso das grandes plantações, é importante utilizar um acessório profissional para otimizar a aplicação e também garantir que todas as folhas sejam atingidas pela aplicação do produto.

O aplicador deve seguir as recomendações presentes na embalagem do produto, que indicam a quantidade adequada de óleo de neem, que deve ser aplicado dissolvido com água ou hidrolato de citronela.

E no controle de pragas, é importante aplicar o produto diretamente na área afetada, com pelo menos 30 cm de distância para evitar alta concentração de óleo de neem na folhagem. O óleo de neem é um produto extremamente eficiente e versátil. Embora seja naturalmente benéfico para as hortas, encontrar um fornecedor de confiança é fundamental.

Conheça o Flex Neem da Ultrasafra

O Flex Neem é o óleo de neem 100% puro, totalmente biodegradável e não bioacumulável da Ultrasafra, empresa especializada em fertilizantes. Nosso produto reúne diversos benefícios para os produtores agrícolas e também para uso doméstico e está disponível nas versões frasco de 1 litro, galão de 5 litros e galão de 25 litros. Se você quer proteger a sua horta contra o ataque de pragas, preservando assim a qualidade dos seus legumes e hortaliças, o óleo de neem certamente é a opção. Acesse o site e saiba mais.