Varredura de Adubo vs Fertilizante NPK: Qual a Melhor Opção?

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem trabalha no setor agrícola sabe que adubos e fertilizantes são fundamentais para o desenvolvimento das plantações. Afinal, atuam diretamente na nutrição das plantas. Neste cenário, entre varredura de adubo vs fertilizante NPK é importante reconhecer as diferenças entre cada opção para identificar qual é a melhor alternativa. Isso porque a qualidade do material utilizado faz toda a diferença para a qualidade das lavouras. 

Qual a diferença entre adubo e fertilizante?

Adubo e fertilizante são indispensáveis em qualquer lavoura, mas são compostos diferentes que agem de forma complementar. Sendo assim, antes de falarmos sobre varredura de adubo e fertilizante NPK é necessário relembrar a diferença entre adubo e fertilizante. 

O adubo é derivado de matéria orgânica natural. Já o fertilizante é um composto sintético que serve de complemento nutricional aos adubos. O primeiro ajuda na nutrição do solo (parte invisível), enquanto o segundo age diretamente nas plantas (parte visível). 

Hoje em dia, há uma discussão que engloba a utilização de uma categoria de adubo conhecida como varredura de adubo e o tradicional fertilizante NPK: qual a melhor opção?

O que é melhor, varredura de adubo vs fertilizante NPK?

Varredura de Adubo vs Fertilizante NPK: Qual a Melhor Opção?

Não há forma melhor de responder qual é a opção mais segura entre varredura de adubo e fertilizante NPK do que através da explicação sobre o que é cada produto. 

Varredura de adubo

Varredura é toda a sobra de adubos e fertilizantes que não possui um padrão definido. Esse tipo de produto é proveniente da limpeza de instalações e equipamentos e também da movimentação de carregamento e ensaque de adubos e fertilizantes. 

A varredura é comercializada sem garantia de qualidade e granulometria porque é proveniente da mistura de vários fertilizantes e não tem um padrão específico. 

Fertilizante NPK

Já o fertilizante NPK é um um tipo de fertilizante que apresenta em sua composição três dos principais elementos indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento adequado de qualquer plantação: o nitrogênio (N), o fósforo (P) e o potássio (K). 

Basicamente, esses elementos evitam o amarelamento das folhas, facilitam a fotossíntese, estimulam a frutificação e a floração e aumentam a resistência contra pragas.

Na disputa entre varredura de adubo vs fertilizante NPK, o fertilizante sai ganhando justamente porque se trata de um produto com venda autorizada, que tem qualidade comprovada através de rigorosos testes, ao contrário da varredura de adubo. 

O fertilizante NPK é um reconhecido fertilizante no setor agrícola e suas vantagens são indiscutíveis. Em resumo, a varredura não tem nenhuma garantia de segurança.

Conheça as opções de fertilizante NPK da Ultrasafra

A Ultrasafra possui uma linha completa de fertilizantes com diferentes concentrações de NPK, de acordo com o tipo de cultura que você cultiva. Nossos produtos têm qualidade comprovada para garantir a segurança da sua plantação. Para encontrar a opção ideal para a sua necessidade, entre em contato e conheça melhor nosso catálogo.